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Como é publicar na Litteris

Ter seu livro publicado pela Litteris Editora é poder segmentar sua obra por público e selo, o que facilitará muito a venda e a divulgação do seu livro.

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Atualmente temos os seguintes selos que são designados para a edição, conforme o seu segmento literário: Litteris Editora, Litteris Letra Miúda, Quártica Editora, Quártica Tem Que Ler, Quártica Premium e Courier Brasil. 

Ao editar seu livro por um dos selos do Grupo Editorial Litteris conforme avaliação da editoria, ele passará por diversas etapas produtivas até o seu respectivo lançamento, tais como:

1. Captação e Recebimento de Novos Títulos - Autores que desejam publicar e comercializar seus livros, se cadastram para a apreciação da editora enviando uma cópia da obra para o e-mail litteris@litteris.com.br ou para a nossa sede na Av. Marechal Floriano, 143 sala 805 - Centro - 20080-005 - Rio de Janeiro - RJ.

2. Análise de Conteúdo - Logo após o recebimento do cadastro do autor interessado na avaliação da obra, é feita uma análise que irá determinar se o livro apresentado se adequa ao perfil de publicação do Grupo Editorial Litteris através de um dos seus selos.

3. Proposta de Edição - Com o parecer dos analistas de conteúdo e uma vez aprovada a obra para publicação, é enviado para o autor uma proposta de edição. Nesta fase será celebrado entre as partes, autor e editora o contrato de edição produzido pelo Departamento Jurídico do Grupo Editorial Litteris. A seguir dá-se início a produção do livro com o respectivo acompanhamento pelo autor de cada fase da edição.  

4. Primeira Revisão - A primeira revisão é dividida em duas etapas: na primeira a obra recebe se necessário um ajuste em seu texto, buscando harmonizar todo o seu conteúdo. A seguir faz-se a revisão de ordem gramatical e ortográfica, processo que fica sob a supervisão de um profissional gabaritado com formação em Língua Portuguesa.

5. Segunda Revisão - A segunda revisão é feita em conjunto com o autor, que receberá o texto já diagramado, impresso ou em arquivo PDF. Dessa forma o autor deverá fazer uma leitura pormenorizada de toda a obra, observando se esta recebeu as devidas correções, se o original anteriormente entregue a Editora sofreu mudanças significativas e se as possíveis licenças poéticas, caso haja, foram devidamente respeitadas. Esta etapa é considerada primordial, pois o autor como criador da obra poderá identificar redobrada atenção qualquer incongruência que porventura tenha escapado na primeira fase revisional do texto.

6. Diagramação - A diagramação é a fase em que são definidos todos os aspectos visuais do texto e das imagens a serem futuramente impressas no livro. Através dela é possível proceder ajustes em todo o texto, passando pelo sumário, prefácio, dedicatória, numeração das páginas etc.

7. Capa - A capa originalmente é produzida por um designer ou programador visual. Ela indiscutivelmente precisa criar uma identidade direta com o leitor, mesmo que não demonstre explicitamente o conteúdo do livro. A capa tem o dever de provocar uma empatia e para tal a sua continuidade que é a contracapa e as orelhas, caso haja, estas deverão estar na mesma sintonia. A capa é o elo de ligação entre autor e o leitor, a partir dessa identificação o processo de compra da obra começa a ganhar forma.

8. ISBN - Nesta etapa o livro recebe o código de barras com o número do ISBN (International Standard Book Number), item obrigatório, ele funciona como a identidade do livro.

9. Ficha Catalográfica - Através do SNEL (Sindicado Nacional dos Editores de Livros) é feita a ficha catalográfica, contendo todos os dados necessários para constar do copyright do livro. Ela contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.

10. Impressão e Acabamento - Após ter passado por todas as etapas citadas acima, o livro (capa e miolo) é enviado para a gráfica com a sua respectiva tiragem, tipos de papel para a capa e o miolo, especificações de acabamento etc.

11. Divulgação e Promoção - Com o livro impresso uma equipe de comunicação entra em cena para pensar nas estratégias de promoção, e-mails marketing, campanhas nas redes sociais e demais formas que servirão para apresentar o livro ao público leitor.

12. Lançamento e/ou Seção de Autógrafos – É a apresentação do livro ao mercado, é quando ele passa a ser comercializado para o grande público. O local de lançamento é sempre escolhido em parceria com o autor, aproximando ao máximo a obra do seu primeiro público, habitualmente familiares e amigos.  

13. Comercialização - Após o lançamento, o livro conforme apreciação do ponto de venda, caso seja uma livraria, poderá ainda permanecer por um período no local, não havendo por parte da editora arbítrio sobre o tempo mínimo ou máximo de exposição da obra junto ao público.

14. Exposição Continuada - Dando continuidade a divulgação, promoção e comercialização do livro, a editora disponibiliza o livro em sua loja virtual e no site de seus parceiros de e-commerce nacionais e internacionais.

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Achou interessante? Então envie para nós uma cópia da sua obra e deixe que a avaliemos.  Envie sua obra no e-mail: litteris@litteris.com.br

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