Olá visitante, clique aqui para identificar-se
Televendas: (21) 2223-0030
O Homem que Sabia Javanês

Nascido no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1881, Lima Barreto foi um jornalista e escritor que publicou livros nos mais diversos gêneros literários. Um dos seus pequenos livros mais brilhantes, e que também virou filme, foi "O Homem que Sabia Javanês". Neste breve conto, o personagem principal é Castelo,  um divertido espertalhão que, fingindo saber javanês (a língua falada pela maioria dos habitantes da Ilha de Java, na Indonésia) torna-se cônsul em Havana. Destacando esse brilhante escritor, que será homenageado pela FLIP de 2017, em Paraty-RJ, a Litteris Editora está promovendo o concurso literário O Homem que Sabia Javanês. Caso deseje saber mais sobre a obra, clique nos links assistir o filme ou baixar o livro. Confira abaixo o regulamento e veja participar deste concurso.


Tema: Em qualquer gênero literário e em até 60 linhas, responda ou dialogue com o sabichão Castelo a partir da seguinte frase:  “Imagina tu, meu amigo Castro, que eu, Castelo, já fui professor de Javanês?”

Quantidade de Obras: Cada participante poderá concorrer com até 2 (duas) obras em até 60 linhas cada uma. As obras deverão ser enviadas em língua portuguesa.

Inscrições: As inscrições estarão abertas até o dia 30 de setembro de 2017 (vale como comprovante de envio o carimbo postal ou o e-mail).

Envio das Obras: As obras enviadas juntamente com o nome do concorrente, pseudônimo, endereço de correspondência e telefone de contato, por uma das seguintes modalidades:
1. pelo formulário eletrônico - clique aqui para preencher o formulário
2. pelo e-mail concursos@litteris.com.br
3. para a sede da Editora, na Av. Presidente Vargas, 962/1411 - Centro - 20071-002- Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal)

Premiações:

1º Lugar - A edição da obra premiada no livro Uma Aula de Javanês. Um novo olhar sob a obra de Lima Barreto, 20 exemplares do livro, troféu e certificado.
2º Lugar - A edição da obra premiada no livro Uma Aula de Javanês. Um novo olhar sob a obra de Lima Barreto, 15 exemplares do livro, medalha e certificado.
3º Lugar - A edição da obra premiada no livro Uma Aula de Javanês. Um novo olhar sob a obra de Lima Barreto, 10 exemplares do livro, medalha e certificado.

Edição de Participação - Os autores classificados com Edição de Participação, poderão optar pela aquisição de exemplares através do sistema de cooperativismo, tendo suas obras editadas no livro Uma Aula de Javanês. Um novo olhar sob a obra de Lima Barreto, além de um certificado.

Jurados: Compõem a comissão julgadora deste especial concurso:

- Diuner Melo: Um dos mais completos historiadores de Paraty (RJ). Escreve histórias que estuda e pesquisa. Sócio fundador do Instituto Histórico e Artístico de Paraty cidade onde nasceu. Recebeu da rede DLIS o título de Cidadão de Ouro,pela pesquisa sobre o Caminho do Ouro-Estrada Real.É autor dos livros: Paraty o Roteiro dos Viajantes, Paraty e a Maçonaria e Festa do Divino Espírito Santo em Paraty - Manual do Festeiro, entre outros.
- Arlete Heringer: Atuou em novelas como  Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Salve Jorge e em "Malhação" (2010/2011). No teatro, fez diversos espetáculos adultos e infantis, como A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza, e O Burguês Fidalgo, de Molière e Bem do seu Tamanho, de Ana Maria Machado. No cinema, atuou em Mulheres do Brasil, de Malu de Martino. Como jornalista, fez parte da equipe do Fantástico, do Jornal Nacional e do Globo Repórter, da Rede Globo. Trabalhou em rádio e atuou em comerciais de TV. Atualmente integra a equipe do Globo Repórter. É autora do livro Paguei o Maior Mico e O Amor em Mim nas Gerais.
- Kátia d’Angelo: Estreou como atriz no teatro infantil, na peça Faça Alguma Coisa pelo Coelho, em 1973. Em 1974 estreou na televisão, na novela Supermanuela, da Rede Globo e mesma TV atuou em obras clássicas, como Escalada, Anjo Mau e Nina. Atuou em 18 novelas e 17 filmes. No cinema, estreou em Deliciosas Traições de Amor. Em 1979 fez seu filme de maior sucesso, O Caso Cláudia, baseado no famoso caso do homicídio de Cláudia Lessin Rodrigues.Recebeu o Kikito de melhor atriz no Festival de Gramado, pela sua atuação no filme Barra Pesada, de Reginaldo Faria.Responsável por revelar nomes como as atrizes Natália Lage e Taís Araújo. Mora em Paraty.
- Octavio Caruso: Escritor, crítico de cinema, ator, produtor, roteirista e cineasta. Peças (texto, direção e ator): O Júri / Curtas (argumento, roteiro, direção e ator): Ubermensch e Teresa, ambos selecionados para o Figueira Film Art, de Portugal. Curtas (argumento, roteiro e direção): Nocebo, selecionado para a Mostra Brasileira de Cinema, do FESTin, de Portugal. Caruso é membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, e da FIPRESCI - Federação Internacional de Críticos de Cinema. Autor do livro Devo Tudo ao Cinema..
- Artur Rodrigues: Escritor, editor geral do Grupo Editorial Litteris, produtor cultural. Titular do Conselho Municipal de Cultura de Barra Mansa (RJ) na pasta de Literatura. Colunista do Diário do Vale, jornal que circula em todo o Sul Fluminense e Costa Verde. Pertence ao Grebal – Grêmio Barramansense de Letras. É autor de oito livros.       

Compromisso: Os vencedores, desde já, declaram ser de sua autoria as obras concorrentes e classificadas, não constituindo plágio de nenhuma espécie, podendo responder juridicamente por este ato se tal concordância for falsa.

Resultado: Todos os participantes serão comunicados através de cartas e/ou por e-mail dentro do mês de novembrode 2017, acerca da classificação ou reprovação no concurso. O júri escolhido pela Editora para fazer a seleção das obras é soberano em seu resultado final.

Outras informações: A Editora não se responsabiliza por obras extraviadas ou perdidas quando do seu envio. As obras que não estiverem de acordo com o regulamento serão desclassificadas. Os participantes inscritos concordam com todas as cláusulas deste regulamento.

 

Cadastre-se

Central de Atendimento

Horário de atendimento das 9h às 17hs,
de segunda a sexta (exceto feriados)

Central de Atendimento

Horário de atendimento das 9h às 17hs,
de segunda a sexta (exceto feriados)

Danasp